sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Finalizando 2010



Ufa, finalizando 2010
Final de ano para mim sempre é um misto de sentimentos
vem uma nostalgia junto as expectativas do desejo 
de novas possibilidades, novos caminhos que estão além da nossa percepção.


Particularmente esse ano de 2010
FOI MUITO DIFÍCIL PARA MIM
tantas mudanças internas e externas
que em muitos momentos poderia não dar conta de lidar com 
tamanha carga emocional a qual passei,
o engraçado,rs,
é que enquanto vivenciava cada mudança não me dei conta
só essa semana olhando para trás e que pude ver o quanto caminhei esse ano

me senti literalmente uma peregrina da vida
com uma mochila nas costas caminhando
ora conscientemente, ora não
por caminhos que fui traçando decorrente das minhas escolhas.

Ah, quanta coisa aconteceu...
coisas boas e outras nem tanto:

O ano de 2010 já começou com um desafio
fiquei feliz por ter passado em um processo seletivo
para trabalhar em mais uma Unidade de Saúde
e o desafio foi grande com essa nova realidade
conciliar uma nova rotina de vida, somada a aquela que já existia
agora minha vida ficava assim:
3 Unidades de Saúde, Consultório, Casa de recém casada
marido, familia, amigos
ah...ainda tinha eu,
pois esse ano sentia o inicio da mudança interna
em pequenos aspecto,
sinto que inicia a minha senda individual,
a qual ainda continua....

CONHECI PESSOAS MARAVILHOSAS:
DE DIFERENTES REALIDADES E LUGARES

NO NOVO TRABALHO
e me vi novamente em uma turminha 
aquele clube da luluzinha
que para mim é tão saudavel 
ter no ambiente de trabalho amigas, 
cada uma do seu jeito
somando nas diferenças tornando o trabalho mais agradável,
mas também vieram os desafios
remontar um trabalho, aliás criar um
mudar paradigmas de uma população
 de uma área de abrangência de 48 mil habitantes
e quantos contratempos
enquanto vivenciava essa mudança de paradigma no trabalho
 diante das propostas inovadoras que foram sendo implantadas
me doei muito, fiz o meu melhor naquele momento
para que tudo desse certo

Ah, foi o ano que completei meus 30 anos

uma data marcante para muitas pessoas
apesar da idade, ainda me vejo como uma menina
até porque ouço isso a todo momento,rs
uma menina - mulher:
sensível, porém determinada
e hoje a determinação é SER FELIZ.

CONHECI MUITOS GRUPOS,
PROJETOS DE VIDA
 FILOSOFIAS DIFERENTE DE VIDA
EXPANDI O HORIZONTE
( Os templários, Rosa Cruz, Kaballah, Filosofia Oriental, 
Reiki, , Magnified Healing, Grande Fraternidade, 
Projeto Casa da Rua...)

Fiz amigos orientais
e quanta lição de vida:
humildade, sinceridade, disciplina
compaixão, dedicação e por ai vai.

Conheci o Vegetarianismo
e tenho me tornado quase uma !
e tem sido bem mais fácil do que imaginava

REATEI LAÇOS e REVI PESSOAS
esse ano começou ou intensificou alguns reencontros da vida:
com a amiga Teresa
com o Chará , pessoa iluminada
com a amiga Mithelle em Sampa
(ai que gostoso que foi voltar aos congressos em Sampa
 e ainda poder ver uma pessoa tão querida que há tanto tempo não via.
A Laís que conheci em um momento tão diferenciado
que o destino nos deu a oportunidade de nos "reconhecer"

SOMATIZEI AS MUDANÇAS:
diante de tantas mudanças e as oscilações emocionais
diante de tanta coisa
tive problemas estomacais
engordei indesejáveis 10 kgs
vieram os policistos no ovário

 obstáculos necessários para perceber
que é preciso cuidar mais de mim mesma
e que me fizeram a fazer escolhas

uma delas e talvez a mais difícil do ano
foi em dezembro sair do consultório

ME PERMITI:
Esse ano tenho aprendido a me permitir...

Hoje falo mais o que penso,rs e tenho falado demais...
errar e reconhecer o erro
a não fazer algo que não quero
(hoje durmo com a louça suja sem nenhum problema,rs)

Mostra minhas dificuldades e limitações,
 aprendido a conviver com menos coisas materiais
e a desejá-los menos

estou aprendendo a ser mais eu mesma
com minhas qualidades e imperfeições
e tem sido bom!

Sei que oscilo, mas sei que cresço
sei que me angustio, mas sei que me supero
caio e levanto
e tudo isso é necessário
para o crescimento, para a mudança.

e resumindo esse ano denso e cheio
fico com a analogia do Edu,
conversando dia desses antes de dormir 
fazendo o balanço desse o ano que tivemos,
que a principio não tinha enxergado tudo 
de fato o que tinha vivenciado
tendendo a ver as falhas e não as conquistas

ele me deu um feedback muito bom 
que me ajudou a me enxergar,rs
e a resignificar o sentimento que havia dentro de mim

Me disse que esse ano eu fui como um Touro bravo
carregando um arado nas costas promovendo a 
mudança do solo por onde passava
enfrentando os obstáculos
e não desistindo do trabalho já iniciado

Bem , como típica taurina que sou,
mesmo que com todas as mudanças
que tenho trabalhado dentro de mim
vejo que algumas características permanecem,
talvez porque ainda são necessárias 
para o caminho que tenho traçado.


E depois de um Natal tão singelo em família
que passei em 2010
e depois de resgatar em mente tudo 
o que vivenciei esse ano
essa semana a música que ficou na mente
e não foi atoa ....
deixo abaixo:


A PAZ

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz
Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ai
(Gilberto Gil)

3 comentários:

Teresa Cristina Martins disse...

Samira, realmente 2010 foi um ano doidão, mtas alegrias e desafios. Parabéns por todas as suas iniciativas, principalmente a do olhar para si mesma. Fico feliz tbm do nosso reencontro, a vida nos oportuniza sempre isso. Desejo que 2011 venha a colheita de tudo que plantou em 2010 e sinta-se confortável com suas escolhas, pois a vida é feita delas. Feliz ano novo para vc e Edu. Bjus

Jeff disse...

Crescer exige que façamos coisas dificeis!!
E você sabe disso muito mais que eu....
Um abraço e que seu 2011 seja iluminado!

maria neusa guadalupe disse...

Fiquei feliz de ter vc voando comigo..adorei conhecer seu blog e pretendo voltar!!Vc citou todos os poetas que amo....um 2011 de saúde,paz e amor..e sonhos,sempre...beijos amigos da maria neusa,mulher de asas.