sábado, 20 de novembro de 2010

Flor de Lotus




Flor de Lótus

A Flor de Lótus é olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada à Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. O Lótus é o símbolo de expansão espiritual, do sagrado e do puro.
A lenda budista relata que quando o Príncipe Sidarta, que mais tarde se tornaria o Buda, tocou o solo e deu seus primeiros sete passos, sete Flores de Lótus cresceram no lugar. Assim, cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual.
Os Budas em meditação são representados sentados sobre Flores de Lótus. Os Centros de Consciência no corpo humano (Chakras), também são representados como Flores de Lótus.
O significado original deste simbolismo pode ser visto pela seguinte semelhança: Tal com a Flor de Lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água.
Do mesmo modo a Mente, nascida do corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades após ter se erguido dos fluídos turvos da paixão, ego e ignorância, e transformando o poder tenebroso da profundidade no puro Néctar Radiante da Consciência Iluminada, a Incomparável Jóia na floresta de Lótus. Assim, o sábio cresce além deste mundo e o ultrapassa.

fonte:http://www.flickr.com/photos/10042076@N05/3768463903/
A flor de lótus tem muitos significados poderosos na religião budista. Por exemplo, um botão de lótus simboliza os seres que não atingiram a iluminação, todavia quando os ensinamentos budistas começam a se consolidar internamente, então a flor abre e um indivíduo se ilumina. Esta é a razão porque Buda senta em uma flor aberta de lótus.
As cores das flores também tem seus significados diferentes.

LÓTUS BRANCA – representa a total pureza da mente e perfeição espiritual. Normalmente tem 8 pétalas que correspondem ao caminho da óctupla senda. Ela é tipicamente associada às flores dos Budas.

LÓTUS VERMELHA – simboliza a natureza original do coração. É a lótus de muitas qualidades do coração, incluindo o amor, compaixão e paixão. Ë a lótus de Avalokitesvara, O Buda da Compaixão.

LÓTUS AZUL – representa a vitória do espírito sobre os sentidos. É a vitória da inteligência, sabedoria e conhecimento. A Lótus azul nunca está totalmente aberta e seu miolo nunca é visto.

LÓTUS ROSA – facilmente confundida com a lótus branca, a lótus rosa é a Lótus de todas as lótus. É suprema e reservada para as mais altas divindades. É a lótus tradicional do Buda Histórico.

fonte:http://tranquilitasyoga.wordpress.com/significados/flor-de-lotus/

2 comentários:

Teresa Cristina Martins disse...

Oi Samira, sabia que havia algo místico em torno dessa flor, mas não sabia à fundo. Bjus

Gláucia disse...

Fiz uma meditação em grupo com cinco mulheres,no dia 06/01/2011, dia muito energético, meditação de miguel arcanjo, e vi o tempo todo uma iensa flor aberta de Lótus Lilás.
Agora,antes um pouco acessei o google,com a pergunta significado da flor de lotus. Sabia que é uma flor sagrada para os indianos mas não o significado.Muito legal seu blog...minha flor de lotus era lilás claro.
saudações...