segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A senda: uma revolução individual



Venho percebendo a sutil mudança que vem acontecendo
ao nosso redor em diversos aspectos:

temos pessoas se reencontrando,
outras tantas se conhecendo dentro de perspectivas peculiares
informações antes tão distantes estão se tornando mais acessíveis

Vejo por mim,
claro que idade e a maturidade tem ajudado no processo de transformação
mas percebo que assuntos antes jamais imagináveis tem chegado até a mim
tenho saído daquele mundinho que fazia parte

onde tudo era limitado e eu mais ainda:

que me obrigava a fazer tudo a tempo e a hora
e além disso, não podia falhar,
e que dirá falar...
uma instrospecção tão grande
um medo do outro e de seu julgamento
pensar, pensar e pensar
arriscar que nada, era adepta ao:
" mais vale 1 pássaro na mão do que 2 voando"

venho percebendo que esse caminho só iria
me limitar, me fechar
e que no final da jornada aqui na Terra
perceberia que faltava alguma coisa;

Na minha vivência profissional vejo cada vez mais pessoas
com seus 40 anos, para cima, se arrependerem
por viver uma vida limitada, sem arriscar,
sem saber falar o que pensa e sente
em relacionamentos fracassados,
voltadas ao falso moralismo e julgamentos

e de que adianta....

hoje grande parte dessas pessoas
estão a base de ansiolíticos e benzodiazepínicos
anestesiando - se para a vida

assim, com a minha serenidade que antes andava
de mãos dadas com um perfil perfeccionista de ser

resolvi iniciar minha mudança
uma revolução individual

deixei que a serenidade ganhasse mais espaço
e fosse mais presente

tenho me permitido mais...

procurei pensar menos e sentir mais,
(ainda tenho muito a aprender nesse quesito)
me abri para o novo e comecei a arriscar mais
deixei de fazer tudo a tempo e a hora,
tento conciliar os compromissos ao meu tempo

tenho encontrado ferramentas que tem me ajudado
a encontrar e fazer esse caminho:
TAO, CABALLA,AMORC
apenas uma iniciante/simpatizante
mas aberta aos ensinamentos e com vontade de seguir adiante

Estou a procura do meu CAMINHO
da minha SENDA

descobertas que fazem bem,
mas que vem acompanhada de uma angústia
sentimento ambíguo
que gera dor e crescimento
que nos faz sair da inércia
e alçar novos vôos.

esse é meu atual momento:
de revolução individual.


Senda, Sendeiro ou Caminho, é o termo técnico empregado em escolas de religião ou filosofia esotérica para designar o percurso de progresso espiritual daquele que aspira àiluminação, à união com o divino ou a alguma espécie de iniciação.


Deixo uma música que adoro e que fala dessa busca:

Caçador de Mim

Milton Nascimento


Por tanto amor, Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz,Manso ou feroz
Eu caçador de mim
Preso a canções,Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar,Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim
Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura
Longe se vai, Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir, O que me faz sentir
Eu, caçador de mim

2 comentários:

diariodumapsi disse...

Ei Samira
Profunda essa sua reflexão!
Também estou neste processo, de procura, de renascimento, de busca!
Boa semana
Gd beijo

Teresa Cristina Martins disse...

Olá Samira, que a sua senda venha repleta de crescimento, amor, harmonia e paz.