terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Revolução da Alma


Final de Mês...
Sai Janeiro entra Fevereiro
E ufa e que mês esse de Janeiro

Pessoas estressadas
com as contas que chegaram junto ao ano novo, querendo estar de férias,
reclamações, preocupações...Enfim Energia pesada !

E nesse último final de semana...A transição
Deixo essa carga densa de janeiro e
me propus fazer meus próximos dias diferentes
Assim,
Nessa última bela manhã de domingo: 01/02/09
Uma manhã essa ensolarada, cheia de vida e energia
Acordei as 7: 30 com uma disposição toda minha,
tomei meu café da manhã, coloquei minha roupa de caminhada, meu tênis e junto ao MP3 lá fui eu há um delicioso local nessa cidade que adoro,
no caminho ligo o som e deixo a música rolar, dirigindo e cantarolando, feliz,
Rondon Pacheco vazia, tranqüila, ruas quase vazias,
vento batendo no meu cabelo....que sensação boa...

Chegando no meu destino vejo:
pessoas dispostas sozinhas ou acompanhadas, se alongando, caminhando, conversando, desfrutando uma bela paisagem local...
faço uma pequena série de alongamentos, ligo o MP3 e lá vou eu para meus 5km de caminhada numa indescritível sensação de liberdade,
na qual o pensamento caminhava tanto quanto minhas pernas....
Nessa trajetória algumas coisas me chamaram atenção:

Como as pessoas reclamam e não procuram alternativas para sair de uma situação específica:
é falta de onde ir, com quem ir, de dinheiro para ir, do marido, da amiga, do namorado, da vizinha, do papagaio, rs ...
não que tenhamos que aceitar tudo e nos acomodar a uma rotina desgastante,
mas temos algumas alternativas
e nessa caminhada vi:
Deficientes físicos caminhando e até correndo e me pareciam felizes e
muito dispostos em estar ali, se entregando ao desafio;

Mãe e filho correndo concentrados:
ensinando – aprendendo na prática o que é qualidade de Vida;

Casais Jovens, Casais Maduros dividindo uma manhã de prazer;

E ao som de uma lista variada de ritmos lá estava :Eu,
caminhando, cantando, pensando!!!

E ao longo desses 5km finalizando com uma saborosa água de côco conclui entre tantas outras coisas que preciso voltar mais nesse local,
onde a energia é intensa e a fonte de renovação é inesgotável.

Venha você também:


Parque do Sabiá


Ps: todas as fotos nesse texto são do Parque


E nesse clima de renovação mantenho-me bem durante todo o dia, em paz, leve comigo mesma. Fecho a noite com uma bela palestra de Divaldo Pereira Franco, que muito ouvi falar mas pouco realmente conhecia e me surpreendi com a gama de repertório de assuntos apresentados na noite: Psicologia, Filosofia, Sociologia, Psiquiatria e Religião.

E depois de um dia tão intenso e sereno lembrei de um texto que recebi um tempo atrás: chamado Revolução da Alma , que deixo nesse espaço;

Primeiramente uma curiosidade:

Alma é um termo que deriva do latim anǐma, este refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover. De anǐma, derivam diversas palavras tais como: animal (em latim, animalia), animador, ...Filosófica e religiosamente definida como um ser independente da matéria e que sobrevive à morte do corpo, que se julga continuar viva após a morte do corpo, podendo o seu destino ser a beatitude celestial ou o tormento eterno.Segundo este ponto de vista, a
morte é considerada como a passagem da alma para a vida eterna, no domínio espiritual.A grande maioria das religiões, cristãs e não-cristãs, concorda em linhas gerais com esta definição. O conceito de uma alma imortal é muito antigo. De facto, as suas raízes remontam ao princípio da história humana.









Revolução da Alma

Ninguém é dono da sua felicidade,
por isso não entregue sua alegria,sua paz, sua vida nas mãos de ninguém,
absolutamente ninguém.
Somos livres,
não pertencemos a ninguém e não podemos quererser donos dos desejos,
da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
A razão da sua vida é você mesmo.
A tua paz interior é a tua meta de vida.
Quando sentires um vazio na alma,
quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo,
Remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos
e busque a divindade que existe em você.
Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você...
Não coloque objetivos longe demais de suas mãos,
abrace os que estão ao seu alcance hoje.
Se andas desesperado por problemas financeiros,amorosos ou de relacionamentos familiares,busca em teu interior a resposta para acalmar-te,você é reflexo do que pensas diariamente.
Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você,e você estará afirmando para você mesmo, que está "pronto"para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.
Pare de esperar a felicidade sem esforços.
Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.
Critique menos, trabalhe mais.
E, não se esqueça nunca de agradecer.Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor.
Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgaro que quer que seja na nossa vida.
Por fim, acredite que não estaremos sozinhos em nossas caminhadas,um instante sequer...
...se nossos passos forem dados em busca de justiça e igualdade!!!"
A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las."

“Paulo Roberto Gaefke publicada em seu livro "Decidi ser Feliz" (Ed. 2002)

Um comentário:

E.I.R. disse...

Olha só mor..

Que bom saber que encontrou momentos de quietude e sossego, que possibilitaram-na refletir sobre coisas simples, mas que fazem toda a diferença em nossas vidas.

Não Constituição Norte-Americana está escrito que todo homem tem direito irrevogável à busca da felicidade. E cada vez acredito mais que esta felicidade consiste em um estado de espírito na qual a nossa "taça" está vazia, vazia de pensamentos turbulentos, de mil problemas, etc, e podemos desfrutar assim da simples quietude da alma, da paz interior.

Um beijo grande.