quinta-feira, 27 de maio de 2010

A árvore mirrada




6:10 relógio desperta!
Ai que sono, não acredito tenho que levantar...

O dia promete ser diferente
Será minha primeira participação no
Grupo de Gestante de uma das Unidades
que atuo...

Me arrumo
Disperso o sono e lá vou eu...
Chegando lá encontro:
a alegria contagiante da colega Assistente Social
o comprometimento da colega psicóloga que preparou
as dinâmicas e o roteiro com muita prontidão
e muitos olhares das futuras mães:
de alegria por estar ali,
de preguiça por estar ali
da dúvida se deveria estar ali
e nesse inicio de manhã
pude compartilhar com essa equipe
de uma discussão muito rica
sobre o novo, o desconhecido, o medo
o amor, o abandono, o apoio...
sai querendo mais,
mais oportunidades de participar de momentos assim.

Meio da tarde
em outra Unidade que atuo
no momento rico de trocas em que tenho com as
minhas caras novas colegas/amigas
de trabalho
devagamos a misturar a troca profissional e pessoal
junto a correria da dinâmica de uma
Unidade de Saúde Pública
conversa essa que acaba em um email no final da noite
em que minha cara colega aponta sobre a
capacidade que o nosso próprio organismo
possui de reequilibrar-se
adorei a citação dela sobre a
"homeostase psíquica"
assunto esse que rendeu sugestão para novos grupos
de apoio dessa mesma Unidade
"Revitalizar" - "Reequilibrio"
o que foi muito de encontro com a mensagem
repassada pelas outras caras colegas no
período da manhã,
que ao meu ver fala desse reequilibrio-homeostase:


"A árvore mirrada"

Havia uma árvore que vivia reclamando pelo fato de não conseguir realizar o propósito de sua vida: produzir frutos e flores, para alimentar os animais e embelezar a floresta. Ela sempre maldizia o terreno em que vivia, considerando-o muito infértil, cheio de areia e de pedras. Ela dizia a si mesma: " Eu sou assim mirradinha por causa desse pedaço imprestável de terra, se eu estivesse lá naquele terreno da frente, onde fica aquela árvore frondosa, com certeza eu seria repleta de flores e frutos!

E assim o tempo passou e a árvore sempre a se queixar. Um dia, a árvore frondosa do terreno da frente ouviu suas lamentações e contou sua história:
- Você não sabe, mas eu nem sempre fui frondosa. Houve um tempo em que eu era mirradinha também, e o terreno em que eu vivia também era cheio de pedras e areia. Porém, comecei a observar ao meu redor, e refletindo, resolvi eu mesma mudar minha História.

Eu percebi que, se permitisse que minhas folhas caíssem sobre o chão, aquela terrena arenosa e cheia de pedras, talvez elas pudessem servir de húmus, fertilizando essa terra. O melhor que eu podia fazer era usar o único recurso que eu tinha, minhas folhas, para meu próprio crescimento. E assim eu fiz! Com esse adubo, eu consegui crescer forte e hoje tenho lindas flores e deliciosos frutos!


Assim ocorre em nossa vida. Perdemos muito tempo reclamando e nos queixando das coisas que não estão boas, sem nos darmos conta de que os recursos que temos já são suficientes para começarmos a mudança. Somente quando assumimos a responsabilidade pela nossa história, é que conseguimos construir uma vida rumo ao que nos traz felicidade.



Um comentário:

Teresa Cristina Martins disse...

Oi Samira! Participar dos grupos de gestante é muito bom! Sucesso para vc! Adorei a homeostáse psíquica tbm. Bjus