sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Sentido da Vida

E Que Venha 2010!!!

Inicio de ano sempre criamos expectativas,
fazemos planos,
traçamos metas
e acho tudo isso muito saudável,
afinal estamos fechando ciclos e iniciando outros.

E esse ano já começou com muitas coisas para repensar o que estamos fazendo com o nosso planeta, e conosco mesmo.Tantas tragédias...e o pior....previstas.Confesso que iniciei o ano reflexiva: pensando mais e agindo menos e nesse período o olhar fica mais aguçado para pequenas coisas com as quais tenho entrado em contato.

Nesse recesso fui ao cinema assistir o Filme Avatar,fui fazer cia ao maridão que estava super afim de ver esse filme e acabei me surpreendo com o conteúdo da estória, pois ficção científica não faz meu genêro. O filme aborda pontos interessantes como: o futuro do planeta, a prepotência do homem diante da natureza, a energia existente em todos os seres vivos e a existência de outros seres em lugares inicialmente desconhecidos por nós, onde o personagem principal tem a oportunidade de ganhar um corpo humanóide (avatar) para viver em outro Planeta ( Pandora) experiências ja esquecidas por nós e enriquecer como SER e dar importância ao que realmente tem importância como amor, respeito entre outras coisas. E a partir dessa estória, podemos nos questionar: " O que eu estou fazendo nesse Planeta Terra (local para crescimento, evolução, expiação), tenho aproveitado a oportunidade para me melhorar como pessoa? E esse corpo que Deus me deu (meu avatar), tenho aproveitado de forma correta, tenho dado valor a essa oportunidade de Vida? É necessário certa abstração para essas reflexões, mas porque não pensar um pouquinho sobre o Sentido que tenho dado a essa Vida, a esse Corpo.

Um assunto interessante também que tive contato recente que me fez pensar sobre o sentido da vida, o poder do pensamento, o caminho a seguir, nossa missão aqui na Terra é a a Autocura, que é a capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural, é como se houvesse uma “inteligência inata” do corpo e que soubesse o que precisa fazer para ser normal, isto é, para ter saúde.Dessa forma temos que todos nós atraímos e emanamos energias que influenciam nossas atitudes e o nosso meio de forma, por vezes, incosciente. Para sentir uma constante sensação de paz, é preciso ter equilíbrio.E essa plenitude depende do fluxo de nossa energia vital. E assim sendo, temos que aprender/ nos dar conta de como acessar de forma cosnciente essa energia vital. Somos seres ativos e operantes na jornada da Vida e na construção de si próprio!!!



"O universo é energia.
Tudo o que existe, material ou não, é constituído por energia
A perda constante de energia e a não reposição podem causar doenças."

E Nesse momento de reflexões, termino esses davaneios com o seguinte texto:

"Cada um de nós compõe a sua própria história
e cada ser em si, carrega o dom de ser capaz,
de ser feliz"


O SENTIDO DA VIDA
"Não sei... se a vida é curta ou longa demais pra nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
O Amor que promove.




E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira,
pura...
enquanto durar...."
(Cora Coralina)

3 comentários:

Teresa Cristina Martins disse...

Oi Samira, eu amo este poema da Cora, foi o que escolhi para colocar na minha dissertação de mestrado e ele foi decisivo quando decidi abandonar a carreira acadêmica e voltar para o campo, pois o que é a nossa missão, profissão se não "tocar o coração das pessoas".bjus

Flor de Maio disse...

Oie Teresa, eu também adoro esse poema, o considero tão singelo mas de um significado gigantesco. Acho legal resgatá-lo sempre que possível para não nos perdermos nessa correria da vida que as vezes nos desvia do que realmente sentimos.
Valeu pela visita online.
Bju

Patrícia disse...

Oi oi Samira!
Lindo teu blog, esses dias pra trás é que fui ver direito!
Eu tive uma experiência muito parecida que você com o filme Avatar, não dava nada por ele, mas quando vi a estória, as cores, tudo muito bacana, tive que voltar pra assitir de novo, rs.
Apesar de ser um filme bem comercial, se fizermos uma ligação com nossa realidade acho de muita valia. Afinal qual desenvolvimento queremos pra nossa sociedade? Como queremos/iremos tratar nossa Terra Mãe, GAIA? Começando sempre por nós mesmos, rs. Não é isso? hehe
Beijos Beijos
Patrícia

Vai aí um artigo da revista CAROS AMIGOS por Frei Betto - Grito da Terra, clamor dos povos

http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=correio&idcorr=99