terça-feira, 9 de setembro de 2008

Jardim da Infância




Quando me veio a mente falar sobre esse tema, fiquei pensando incialmente qual o significado da palavra Infância, então fui atrás de algumas informações somadas as que já tinha conhecimento e resumo essa Bela fase da Vida com esse texto: Jardim da Infância;


Infância: A palavra “infância” vem do latim infantìa,ae que significa tanto ainda não falar como infância, o que é novo, novidade; do latim infans,ántis, que não fala, criança. A aquisição da linguagem é, portanto, a passagem do infans, aquele que não fala, para sujeito falante.


Considerando a Infância como um período de Aprendizagem : tanto da fala como comportamento e da formação de personalidade do Ser humano, temos inúmeros pesquisadores sobre assunto.Um dos principais representantes da Aprendizagem humana é o biólogo Piaget, que não elaborou uma teoria da aprendizagem, mas sim uma teoria do desenvolvimento mental.


Aprofundando um pouquinho nesse aspecto temos que para Piaget 4 estágios/períodos de desenvolvimento infantil, sendo elas:

Período Sensorial-Motor (0-2 anos), a inteligência assume a forma de ações motoras.

Período Pré-operatório (3-7 anos) é de natureza intuitiva.

Período das Operações Concretas (8-11 anos) é lógica, mas depende de referências concretas.

No estágio final temos as Operações formais (12-15 anos), pensar envolve abstrações.

Levando em conta as Teorias de Desenvolvimento Humano e a Rica Vivência do dia a dia somada aos meus 28 anos de idade, Resumo a Infância e a Aprendizagem tão necessária a Homem com um texto que li e muito me chamou a atenção e o guardei para o fechamento dessa Reflexão, devido a Simplicidade do conteúdo, porém tão rico significado. Além de um link de um vídeo que segue logo abaixo, o qual não é necessária palavra alguma para descrevê-lo.


TUDO O QUE EU PRECISAVA REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DA INFÂNCIA

Robert Fulghum – Trad. Ernesto H. Simon

Grande parte do que eu realmente preciso saber sobre a vida, o que fazer, como ser, eu aprendi no jardim da infância. Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria, e sim no recreio do jardim da infância. Foi exatamente isto que aprendi: compartilhar tudo, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar onde as encontrei, limpar a própria sujeira, não pegar o que não era meu, pedir desculpas quando machucava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro. Também descobri que café com leite é gostoso, que uma vida equilibrada é saudável e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar um pouco todos os dias, nos faz muito bem. Tirar uma soneca todas as tardes, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo. Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima mas ninguém realmente sabia nem porquê. Mas nós somos assim! Peixinhos dourados, hamsters e ratinhos brancos; e até mesmo a pequena semente do copo de plástico, tudo morre um dia. E nós também. Tudo que você realmente precisa saber esta aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que eles fizessem para você. Amor, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável. Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro. Ou se tivéssemos uma política básica em nossa nação e em todas as coisas também, para sempre colocarmos as coisas de volta ao lugar onde as encontramos, limpando nossa própria sujeira. E ainda é verdade que, seja qual for a idade, - o melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos!




E nós adultos com uma mania de complexidade!!!




Nenhum comentário: