domingo, 4 de setembro de 2011

13 motivos para correr



Essa semana que passou me surpreendi comigo mesma
e foi muito bom,
sempre lutei contra a balança e por isso já fiz vários tipos de atividades físicas:
localizada, jump, step, spining, Taekwondo , caminhadas,
mas sempre tive dificuldade com a corrida,
nunca consegui correr por muito tempo um uma distância considerável.
Contudo, essa semana em um dia feliz
me coloquei diante da esteira na intenção de caminhar
as coisas foram fluindo e comecei a correr e quando percebi
já estava lutando naqueles 2 primeiros minutos cruciais:
desisitir x continuar
e para minha surpresa foram quase 10 minutos e 1km 
percorrido!!!!
Uma superação pessoal, a qual tentarei colocar mais em prática na minha vida.

e além disso, descobri algumas curiosidades:


"Seu corpo da 13 motivos para começar a correr já"

Antes de você conhecer todos os benefícios que a corrida proporciona, vamos lembrar que a duração da corrida deve obedecer ao condicionamento físico, às necessidades e objeitvos de cada pessoa. É importante lembrar também que alongamento e musculação são essenciais para dar suporte ao corpo e para que você obtenha os melhores resultados com essa prática esportiva. Por último, mas não menos importante, não inicie a corrida ou qualquer outro tipo de atividade física sem o aval de um médico e a prescrição de um bom profissional de Educação Física. Isso o ajuda a evitar problemas de saúde, lesões musculares e articulares e otimiza sua evolução na vida saudável.
1. Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

2. Pulmões: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.

3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.

4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.

5. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.

6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.

7. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.

8. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.

9. Sono: fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.

10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.

11. Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.

12. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo.

13. Aumenta a libido: após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança.

Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem Estar.
Prof: Lilian Furlan - texto e imagem retirados do site: www.lilianfurlan.com





5 comentários:

Eloah disse...

Obrigada querida pelas informações saudáveis repassadas pelo teu Post.Exercício faz bem para o corpo e para a alma.Deixa a gente mais leve, não só de peso mais de mente.Gostei muito do teu post.Sou adepta a caminhadas, mas quem sabe não vou aprender a correr.Bom final de domingo.Que ele seja suave e doce e que enfeite tua alma.Bjs Eloah

Flor de Maio disse...

Oi querida,
Tem selinho para voce no meu blog, espero que goste!
Bjs :)

Socorro Melo disse...

Olá, Flor!

A prática do exercício físico é muito benéfica, pois, nos confere saúde.
Que bom que você já venceu uma batalha! Com certeza agora a luta será mais fácil, né? Boa sorte!

Beijos
Socorro Melo

Karina Alecrim Bessa disse...

Oi Querida!
É isso aí! Vamos correr!!! Aliar saúde e bem estar é tudo!
Bjs,
Karina.

Denise Carreiro disse...

Q informações interessantes. Tenho muito problema com correr, a idade, minhas articulações q doem. Faço uma marcha bem forçada. Como vc colocou, vc tb tinha problemas e os venceu, quem sabe eu tb consiga. Muita paz!