sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Mulheres Celta





Dias desse recebi de uma pessoa da minha lista de contato via e-mail uma oração das mulheres Celta, e a cada linha que eu lia achava mais e mais interessante e a partir desse restrito e recente contato percebi que houve uma curiosidade sobre o assunto e até mesmo certa identificação e então fui pesquisar um pouquinho e transcrevo abaixo algumas informações adquiridas dessa interessante não sei ao certo como definir Comunidade, ou Sociedade Celta e principalmente de suas Mulheres;


Os Celtas foram um povo, cuja origem se situa na Europa Central, embora parte da mais numerosa saga de invasão indo-européia. Durante os 600 anos seguintes, os celtas chegaram a Portugal, Espanha, França, Suíça, Grã-Bretanha e Irlanda, e também tão longe como a Grécia e a Galácia.

A sociedade celta era centrada na unidade familiar (ou clann / fine) e tribal (tuath). Sendo que, o tuath era o agrupamento de diversas famílias, que habitavam o mesmo espaço e viviam sob a orientação de um príncipe local, ou chefe. A organização céltica assemelhava-se em muitos pontos a organização feudal, pois possuía estratos sociais bem definidos e as tribos (ou, na Idade Média, feudos) não estavam subordinados diretamente a um governo central e forte.
Nas sociedades célticas, as monarquias hereditárias eram matrilineares. Chefes do sexo masculino eram eleitos temporariamente. As mulheres serviam como advogadas, juízas, filósofas, médicas e poetas. Rapazes e moças estudavam juntos em academias, os professores eram usualmente mulheres. As mulheres detinham o equilíbrio de poder nos conselhos tribais e não era raro comandarem exércitos no campo de batalha. De fato, o treinamento apropriado de guerreiros do sexo masculino incluía a instrução por guerreiras famosas da época, cujas reputações heróicas tinham sido adquiridas por seu valor e por sua bravura.


Em resumo pudemos verificar que os celtas eram, na verdade, um conglomerado de indivíduos de origens diversas, reunidos numa civilização única, sobre um território que se estendia da atual Boêmia à Irlanda. Toda a sociedade celta era estruturada a partir de sua religião, não no sentido restrito que o termo possui para nós atualmente, mas no sentido de cosmovisão. Era uma sociedade desenvolvida e com uma literatura própria, que embora não fosse escrita, era cantada e declamada, fazendo parte dos ensinamentos dos poetas e poetisas que compunham a classe religiosa.

A sociedade celta sempre reservou à mulher um lugar de honra, e nos melhores momentos irlandeses - épicos ou mitológicos - lá onde o paganismo se manteve mais forte, ela aparece como poetisa encarregada das profecias e mágicas. Era livre, dona de seu destino. Mas, com a romanização e a cristianização, foi transformada em bruxa, sendo-lhe imputados todos os aspectos inferiores da magia.

Pertencia, porém, em um certo tempo, à uma sociedade de transição entre o matriarcado - onde a mulher era vista por sua função criadora, como um ser mágico, uma divindade - e o patriarcado - onde o homem, ciente de sua participação ativa no ato da fecundação, passa de inferior ou igual à superior à mulher.

AS MULHERES CELTAS

As mulheres de origem celta eram criadas tão livremente como os homens. A elas era dado o direito de escolherem seus parceiros, e nunca poderiam ser forçadas a uma relação que não queriam. Eram ensinadas a trabalhar para que pudessem garantir seu sustento, bem como eram excelentes amantes, donas de casas e mães.

A primeira lição era: "Ama teu homem e o segue, mas somente se ambos representarem um para o outro o que a Deusa Mãe ensinou: amor, companheirismo e amizade".




Jamais permita que algum homem a escravize.
Você nasceu livre para amar, e não para ser escrava.

Jamais permita que o seu coração sofra em nome do amor.
Amar é um ato de felicidade, por que sofrer?

Jamais permita que seus olhos derramem lágrimas por alguém que nunca fará você sorrir.

Jamais permita que o uso de seu próprio corpo seja cerceado.
Saiba que o corpo é a moradia do espírito - por que mantê-lo aprisionado?

Jamais se permita ficar horas esperando por alguém que nunca virá, mesmo tendo prometido.
Jamais permita que o seu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome você sequer sabe.

Jamais permita que o seu tempo seja desperdiçado com alguém que nunca terá tempo para você.
Jamais permita ouvir gritos em seus ouvidos. O Amor é o único que pode falar mais alto.

Jamais permita que paixões desenfreadas transportem você de um mundo real para outro que nunca existiu.
Jamais permita que outros sonhos se misturem aos seus, fazendo-os virar um grande pesadelo.

Jamais acredite que alguém possa voltar quando nunca esteve presente.
Jamais permita que seu útero gere um filho que nunca terá um pai.

Jamais permita viver na dependência de um homem como se você tivesse nascido inválida.
Jamais se ponha linda e maravilhosa a fim de esperar por um homem que não tenha olhos para admirá-la.

Jamais permita que seus pés caminhem em direção a um homem que só vive fugindo de você.
Jamais permita que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar o brilho dos seus olhos a dominem, fazendo arrefecer a força que existe dentro de você.


E, sobretudo, jamais permita que você mesma perca a dignidade de ser MULHER.


Interessante, não?!?

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Se Tudo Fosse Perfeito




"Se as coisas fossem perfeitas,
Não existiria lições de vida,
Não haveriam arrependimentos
E nem descobertas...
Se tudo fosse perfeito,
Mãos não se uniriam
E sonhos não seriam valorizados.
Se tudo fosse perfeito,
Olhares não se completariam
E gestos passavam despercebidos.
Se tudo fosse perfeito,
As lágrimas não existiriam,
As palavras seriam perfeitas...
Se tudo fosse perfeito,
Eu pularia no abismo,
Sem medo da morte,
Pois asas eu ganharia...
Se tudo fosse perfeito
Eu atravessaria o oceano,
Sem medo de ser levada pelas ondas
Sem receios de me perder em suas profundezas.
Se tudo fosse perfeito
Dores não existiriam
E a cura não seria procurada...
Se tudo fosse perfeito
Não haveria a busca pela perfeição...
Nada é por acaso
Pois nem o destino
É Perfeito. "



Fabiana Thais Oliveira

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Maria Maria



Hoje em plena quinta feira, acumulando o cansaço da semana e a vontade e a necessidade de fazer muitas coisas e ao mesmo tempo de descansar e recuperar as energias para o último dia útil da semana, me veio a cabeça que um período bem mais puxado que já vivi, mas que eu tinha mais energia e disposição, mas refletindo percebi que essa energia está aqui....aqui dentro de mim...de mim e de muitas Samiras, Joanas, Gabrielas, Aparecidas, Carolinas, Marias...mulheres com ínumeros afazeres e seres para cuidar, ser referência, sorrir, acalentar, admirar...e cada vez mais admiro a força feminina, não só por mim, que aliás tenho que renovar a minha...mas pelas mulheres guerreiras que cruzam o meu dia a dia, cada uma com sua história de vida, algumas trazem marcas no rosto outras o sorriso.


Diante dessa simples reflexão feita um pouco antes de me repousar, deixo a bela canção com a linda letra, que ADORO, na incomparável voz de Milton Nascimento:


Maria, Maria,
é um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, maria, é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria, mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania de ter fé na vida

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Jardim da Infância




Quando me veio a mente falar sobre esse tema, fiquei pensando incialmente qual o significado da palavra Infância, então fui atrás de algumas informações somadas as que já tinha conhecimento e resumo essa Bela fase da Vida com esse texto: Jardim da Infância;


Infância: A palavra “infância” vem do latim infantìa,ae que significa tanto ainda não falar como infância, o que é novo, novidade; do latim infans,ántis, que não fala, criança. A aquisição da linguagem é, portanto, a passagem do infans, aquele que não fala, para sujeito falante.


Considerando a Infância como um período de Aprendizagem : tanto da fala como comportamento e da formação de personalidade do Ser humano, temos inúmeros pesquisadores sobre assunto.Um dos principais representantes da Aprendizagem humana é o biólogo Piaget, que não elaborou uma teoria da aprendizagem, mas sim uma teoria do desenvolvimento mental.


Aprofundando um pouquinho nesse aspecto temos que para Piaget 4 estágios/períodos de desenvolvimento infantil, sendo elas:

Período Sensorial-Motor (0-2 anos), a inteligência assume a forma de ações motoras.

Período Pré-operatório (3-7 anos) é de natureza intuitiva.

Período das Operações Concretas (8-11 anos) é lógica, mas depende de referências concretas.

No estágio final temos as Operações formais (12-15 anos), pensar envolve abstrações.

Levando em conta as Teorias de Desenvolvimento Humano e a Rica Vivência do dia a dia somada aos meus 28 anos de idade, Resumo a Infância e a Aprendizagem tão necessária a Homem com um texto que li e muito me chamou a atenção e o guardei para o fechamento dessa Reflexão, devido a Simplicidade do conteúdo, porém tão rico significado. Além de um link de um vídeo que segue logo abaixo, o qual não é necessária palavra alguma para descrevê-lo.


TUDO O QUE EU PRECISAVA REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DA INFÂNCIA

Robert Fulghum – Trad. Ernesto H. Simon

Grande parte do que eu realmente preciso saber sobre a vida, o que fazer, como ser, eu aprendi no jardim da infância. Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria, e sim no recreio do jardim da infância. Foi exatamente isto que aprendi: compartilhar tudo, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar onde as encontrei, limpar a própria sujeira, não pegar o que não era meu, pedir desculpas quando machucava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro. Também descobri que café com leite é gostoso, que uma vida equilibrada é saudável e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar um pouco todos os dias, nos faz muito bem. Tirar uma soneca todas as tardes, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo. Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima mas ninguém realmente sabia nem porquê. Mas nós somos assim! Peixinhos dourados, hamsters e ratinhos brancos; e até mesmo a pequena semente do copo de plástico, tudo morre um dia. E nós também. Tudo que você realmente precisa saber esta aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que eles fizessem para você. Amor, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável. Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro. Ou se tivéssemos uma política básica em nossa nação e em todas as coisas também, para sempre colocarmos as coisas de volta ao lugar onde as encontramos, limpando nossa própria sujeira. E ainda é verdade que, seja qual for a idade, - o melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos!




E nós adultos com uma mania de complexidade!!!




quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Setembro : "O Segredo é Cuidar do Jardim"


Setembro

A origem do nome Setembro: O nome vem do latim Septem, ou sete. Antes do calendário implantado por Pompilio era o sétimo mês.Agora no atual calendário é o nono mês, onde já podemos visualizar mais da metade do ano no qual nos encontramos...ano pós ano...!


Mês quente...

Mês das flores...

Mês da Primavera...

Mês de Renovação...

Mês da Indenpendência do Brasil...

Mês do aniversário da minha irmã...

Mês de Aniversário de Namoro...



É no mês de Setembro que renovo minhas energias, que me animo com a entrada de mais uma estação. E que bela estação, que traz com ela o lindas flores, clima gostoso e dias maiores e também o delicioso horário de verão, com o qual as tardes são mais intensas e mais aproveitadas para pessoas que gostam mais do dia como eu.

É no mês de Setembro que consigo visualizar se as programações do ano deram certo, se estou no caminho certo e se há algo a mudar.

É no mes de Setembro que revigoro e tenho mais disposição para no final do dia, após o trabalho sair da toca para a realização de alguma atividade fisíca ou algo do gênero.


É no mês de Setembro também que há dois anos comemoro aniversário de namoro e em pleno feriado nacional. Data significativa em minha vida, a qual já entrou para o calendário como mês importante e com datas a se comemorar.


Com essas duas primaveras de namoro, posso dizer que muito tenho aprendido com a pessoa que escolhi para estar ao meu lado:

Edu, agradeço a paciência para comigo nos meus momentos de estresse e correria com os estudos , trabalhos e com os problemas existentes ao meu redor.

Agradeço pela companhia constante em meu dia a dia, nos finais de semana, dando significado para meus momentos tanto de correria como de calmaria, me acalentando , me irritando, m animando...enfim...somando meu dia ao seu dia.

Com você tenho aprendido a me entregar sem receios, tendo a oportunidade de ser eu mesma , me permitindo ser chata, alegre, séria, boba...enfim,todas as facetas que tenho aqui dentro de mim.

Você me fez lembrar que as moedas tem dois lados e que cada lado tem seu valor...E que pequenos problemas devem ter pequenas proporções;

Tenho aprendido que vale a pena arriscar, mas que cautela também é bom e que cartão de crédito não é tão bom assim....rsrs... E que eu gosto mesmo é de ouvir o bom e velho português bem falado e que o goianês não é tão bonito assim...rs!!!

Nesse tempo juntos percebo que também tenho o que ensinar e o que dividir...que a TROCA é fundamental para um relacionamento dar certo, assim como a admiração e respeito.
Admiro você pela sua simplicidade, dignidade, força de vontade e flexibilidade em estar sempre aberto ao novo e as novas pessoas.Continue assim....!!!! E que juntos possamos cuidar do nosso jardim, para que ele possa sempre florir independente das secas e tempestades que poderão surgir no meio do caminho...!


Encerro essa reflexão sobre o Mês de Setembro e a Comemoração das Duas Primaveras de namoro com um poema que adoro:


SEGREDO É CUIDAR DE SEU JARDIM!

Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra é bobagem.
Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela….
Um dia nós percebemos que as mulheres tem instinto “caçador” e fazem qualquer homem sofrer…
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável…

Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples…
Um dia percebemos que o comum não nos atrai…

Um dia saberemos que ser classificado como o “bonzinho” não é bom…
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você…
Um dia saberemos a importância da frase:“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…”

Um dia percebemos que somos muito importantes para alguém, mas não damos valor a isso…
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas aí já é tarde demais…

Enfim… um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer tudo o que tem que ser dito naquele momento.

Não existe hora certa para dizer o que sentimos se quem estiver te ouvindo não te compreender, não te merecer…O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras…Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.

“Cada um que passa em nossa vida passa só, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.

Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova de que duas almas não se encontram por acaso…”

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas…É cuidar do jardim para que elas venham até você.


Mário Quintana